janeiro 25, 2009



Por entre fissuras que verta sabedoria através dessa tua matéria prima de tão fino
trato

Bienvenue*

janeiro 12, 2009

Amo-te Caxinas


Não é o local onde habito, pertencente ao meu conselho Vila do Conde, foi lá onde passei parte da minha adolescência como estudante na escola e.b 2.3 Frei João e posteriormente no ensino secundário, escola José Régio.
Consequências que me levaram a privar de perto com esta comunidade de características tão peculiares de onde travei e resultaram amizades intemporais. Algo que - apesar de ter denotado alguma carência de informação e que assim tornou de certa forma deficiente o trabalho realizado sobre as Caxinas e exibido no programa Grande Reportagem - teve a capacidade e efeito de o meu rosto Lágrimas ter ganho.

Título e fotografia nelson d'aires


...podem ser muitos os sinais que nos levam a fotografar algo que não está directamente relacionado com o motivo em que se está a trabalhar e a imagem do muro é uma dessas fotografias. quando vi as incrições "amo-te (...)", misturei a realidade com ficção e vi naquelas mensagens de amor a possibilidade de pertencerem aos pescadores que vão para o mar trabalhar e que no ritual da partida deixam em terra para as suas mulheres as palavras para um regresso ou para uma despedida desconhecida... sendo que a única certeza é o momento de escrever naquele o muro o desejo de uma vida.
nesta fotografia, para finalizar, pensei, aquele que regressou foi quem escreveu uma segunda vez: "Amo-te Nessa".

janeiro 09, 2009



Obrigado Daniela*

janeiro 05, 2009



Soube que na Islândia não há um fogo de artíficio oficial para os festejos na transição para o novo ano, há sim uma permissão por parte do governo na compra de material piroténico incentivando desta forma à criação de um espectáculo personalizado por cada habitante, o que torna perfeitamente normal ao chegar da meia-noite estarmos em constantes voltas de 360º dada a forma como o céu é invadido por um verdadeiro arsenal multicolor.
Inúmeras seriam as questões a colocar de o porquê para muitos ser aclamada como a sociedade perfeita repleta de costumes e tradições promovendo actividades a nível familiar e em sociedade, quer em tarefas ou em lazer primando pelo bem comum ao colocarem em prática toda a ética assimilada incutida e transmitida ao longo de gerações, fruto também de uma taxa de alfabetização de 99%.
É sem dúvida um povo com valores morais sem paralelo no mundo, qualidades humanitárias e valorização da vida são características presentes no Bilhete de Identidade de cada islandês, personalidades ironicamente esculpidas pelas paisagens imaculadas e a sua respectiva localização, como de um retiro se tratasse no meio do atlântico norte.
Helder Aires