março 16, 2009

A ocorrência, o perdão, a promessa, a reincidência.
Pode soar bem no entanto após conseguirmos levantar o manto, a capa, que um casal consegue deixar transparecer perante a sociedade conseguimos constatar que por baixo há tanto de belo e poético como de trágico. Esta encontra-se ocultada por uma estória redigida em palavras belas e de linguagem cuidada, ou seja, é nos exigida atenção para a podermos interpretar e assim conseguir identificar o horror, os medos e as angústias, deste modo é desmascasrada a fachada, com efeito o ordenar da sua implosão, Violência Doméstica.
Crime público desde 2000, é a partir daqui que nos compete enquanto Cidadãos e agindo como tal assumir e denunciar a verdade escondida, tendo em conta que o nosso silêncio torna-nos cumplices dele.

A ocorrência, o perdão, a promessa, a reincidência...na verdade um ciclo vicioso difícil de romper, tendo sido este tipo de violência assimilado pela nossa cultura, cabe a nós consciencializar a mulher de que a violência física e psicológica não é um fardo com o qual tem de carregar, e é através de Instituições como a ADDIM uma Associação Democrática de Defesa dos Interesses e Igualdade da Mulher, que o combate é travado.

No âmbito de haver a possibilidade das IPSS no futuro serem uma das minhas áreas de intervenção enquanto Educador/Animador Sócio-Cultural foi realizada uma visita de estudo e fiquei a conhecer as instalações da ADDIM, uma IPSS sem fins lucrativos, uma casa abrigo que tem como finalidade receber e se necessário alojar mulheres vitimas de violência doméstica, tendo como posterior objectivo a integração e inserção. Como referi anteriormente é uma associação sem fins lucrativos que presta serviços através dos recursos humanos a nível: jurídico, psicológico e social, em regime voluntario sem qualquer tipo de vínculo contratual e claro os devidos recursos materiais e físicos, em que a sua subsistência e manutenção dependem unicamente da boa vontade dos donativos.

Helder Aires

( E assim, desta forma deixo aqui a minha divulgação para esta causa que tanto me sensibilizou )
ADDIM