janeiro 25, 2008

Espécie em vias de extinção



Hoje, lembrei-me de quando era miúdo como moço dos recados fazer as compras mínimas do dia-a-dia numa mercearia. Uma das minhas predilectas era; O Januário.
Proprietário que fez questão de baptizar o estabelecimento com o seu próprio nome, senhor simpático que trocava sempre o meu nome não fosse a idade pesar, e chamava-me nelson d'aires, o nome do meu irmão mais velho,por um lado compreendia...era o hábito, já que ele como o primeiro a vir ao mundo na família Aires acabou por ser o primeiro carrasco da minha mãe como moço dos recados principalmente nas idas ao januário, e então lá fazia eu questão de repetir: " não sou o Nelson sou o Helder " ele lá respondia: " ah.. o do meio, que teve um acidente ? (lá respondia que sim), acaba por ser irónico era mais conhecido na aldeia como o filho da D.Alice costureira que foi atropelado pelo próprio pai, do que pelo meu próprio nome. Muitas das vezes na ida a essas compras fazia-o com dinheiro contado, em outras tinha de pedir ao senhor Januário para fazer fiado, ele sempre com um sorriso (enquanto apontava no livrinho) lá respondia: "Ora sim senhora fiado para a D. Alice costureira ". Os tempos eram outros minha mãe como costureira mantinha 4 filhos simultaneamente a estudar, fazendo por diversas ocasiões uso desse crédito em que o tipo de contracto celebrado era o da Palavra, era assim naquele tempo as clientes ficavam a dever os fatos à minha mãe e por consequência minha mãe era praticamente obrigada a fazer fiado na mercearia.
Desde então muita coisa mudou, minha mãe deixou de fazer fiado os filhos cresceram uns formaram-se uma já se casou, a costura devido ao aparecimento dos grandes centros comerciais baixou durante uma fase, o Sr.Januário e a sua mercearia nos tempos áureos chegou a ter 3 cajas registadoras a debitar em simultâneo, hoje só tem uma, e a funcionar como que em serviços minimos resultado do aparecimento das grandes cadeias de hipermercados.
Ironicamente após um periodo instável a costura hoje até sai a ganhar com os grandes centros comerciais mais conhecidos por shoppings,não falta gente a vir cá a casa para apertar,alargar calças, subir,descer baínha, por entre outras coisas, já o Sr.Januário esse vai ter de continuar a rezar para que a caixa resgistadora sobrevivente não deixe de debitar pois no dia que isso acontecer o encerramento da mercearia terá de anunciar.






( Acabei por passar na mercearia e tirar algumas fotos ao exterior e interior com a devida autorização do Sr.Januário que ainda teve a amabilidade de atrás da secção do talho se colocar para eu poder tirar uma foto.)



h. aires

1 comentário:

betânia liberato disse...

Eh pa...

Que historia bonita.

Engraçado porque pelos vistos sempre que vejo alguma coisa feita por ti fico quase sem palavras... É normal isso acontecer??

Bolas... bonito mesmo (isto soou um pouco brasileiro!)

**