fevereiro 09, 2010

Recentemente, associei-me em forma de voluntariado ao club rotarac, uma organização sem fins lucrativos de apoio à comunidade e no âmbito deste meu associativismo participei no passado dia, 7 de fevereiro num encontro inter-geracional.
O balanço geral foi positivo, ainda que também tenha sido útil para tirar elacções e por em prática alguns dos conhecimentos adquiridos no contexto académico.

Sendo que, o meu associativiamo ao Rotaract club é muito recente desta feita não participei no lançamento da ideia mas não posso deixar de sublinhar e concordar, enquanto profissional sócio-cultural, a mais valia que o encontro inter-geracional tem, tanto para o idoso, como para os mais novos. Também, porque durante algum tempo ponderei seguir intervindo profissionalmente neste tipo grupo-alvo, ainda que não tenha sido definitivamente colocado de parte .

Porque, de facto o envelhecimento é um processo, a velhice uma etapa. Cabe então a mim, enquanto profissional, explorar, e melhorar a qualidade desta nova etapa, 3ª idade, que consiste em três componentes: biológico, psicológico, e social.

A partir daqui, depreendi que são estes três factores que têm influência decisiva no seu comportamento, ou seja, enquanto animador de intervenção sócio-cultural é meu dever focar nestes aspectos como os meus diferentes campos de batalha e assim para as travar, utilizar como armas as ferramentas que o animador tem a seu dispor, para que envelhecer de uma forma doce deixe de ser visto como uma utopia.

Quanto ao Rotarac, ainda que de momento não me possa dedicar a 100% por falta de disponibilidade, creio que muito em breve possa vir a ser uma mais valia dada a minha formação académica, simultaneamente, vejo este club como uma forma de aprendizagem no contexto real para futuramente poder vir a melhorar a minha condição de trabalhador social. Mais aqui.

PS: Find wally a.k.a Helder Aires

Helder Aires

Foto: Rotarac club



2 comentários:

Anónimo disse...

e dizes que já não tens tanta certeza?!
depois deste texto, só me resta dizer força estás no caminho certo e nunca penses o contrario....
P.R.

h. aires disse...

Há alturas em que duvidar sobre algo em concreto e que incialmente era dado como certo faz com que esse algo acabe reforçado, transformando-se assim em certeza.

Obrigado*